Estado, educação não formal e desenvolvimento rural. Os Centros de Educação Agrícola (Argentina, 1970-2010)

  • Talía Violeta Gutiérrez Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad Nacional de Quilmes- Facultad de Humanidades y ciencias de la Educación/universidad de La Plata
Palavras-chave: Estado, educação não formal, desenvolvimento rural, Argentina

Resumo

As políticas da instrução não formal na Argentina, centradas
principalmente nas cidades, incluíram também iniciativas
diversas para a população rural. Os objetivos deste estudo são:
investigar as características da instrução não formal em meios
rurais da Argentina, focalizadas nos centros de Educação
Agrícola (CEA) entre 1970 e 2010, e analisar o aspecto
normativo do problema, principalmente a proclamação da
instrução não formal na legislação nacional. Criados em 1970,
ao calor do debate internacional, estes Centros submeteram-se
às alternativas diversas, derivadas das condições políticas e
socioeconômicas, mas sobrevivem até o tempo atual. No
contexto da importância dos agronegócios, são uma opção que
suporta a agricultura familiar e as pequenas cidades rurais.

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Biografia do Autor

Talía Violeta Gutiérrez, Centro de Estudios de la Argentina Rural/Universidad Nacional de Quilmes- Facultad de Humanidades y ciencias de la Educación/universidad de La Plata
Doctora en Historia por la Universidad Nacional de La Plata. Profesora asociada por concurso de historia argentina en la Universidad Nacional de Quilmes. Profesora adjunta interina en la Universidad Nacional de La Plata. Miembro del Centro de Estudios de la Argentina Rural de la Universidad Nacional de Quilmes.
Publicado
2014-07-30
Como Citar
Gutiérrez, T. V. (2014). Estado, educação não formal e desenvolvimento rural. Os Centros de Educação Agrícola (Argentina, 1970-2010). Revista Brasileira De História Da Educação, 14(3[36]), 77-110. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38895