Escola Mista na República: um lugar na sombra da história educacional

  • Eliana Nunes da Silva UNICAMP/ Faculdade de Educação
Palavras-chave: Escola Mista, História da Educação Brasileira, Brasil República, Cultura Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir alguns desdobramentos da política de democratização da educação na República, tomando por base a história da Escola Mista rural que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas, entre as décadas de 1920 e 1960. Leva-se em conta a pouca visibilidade angariada por essa modalidade de escola pública primária na produção historiográfica educacional, se comparada aos grupos escolares. A pesquisa pautou-se na seleção e na análise de fontes documentais imagéticas e escritas e principalmente na história oral, por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professoras cuja narrativa foi interpretada pela via da cultura escolar. Constataram-se ambiguidades nesse processo, já que a dualidade dos modelos escolares, diferenciados para os contextos rural e urbano, gerou desigualdades educacionais.

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Biografia do Autor

Eliana Nunes da Silva, UNICAMP/ Faculdade de Educação

Sou graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação/UNICAMP.

Atuo como supervisora educacional na Rede Municipal e Educação de Campinas/SP, e leciono no ensino superior.

Como Citar
Silva, E. N. da. (1). Escola Mista na República: um lugar na sombra da história educacional. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 266 - 288. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40714