A formação do cidadão moderno : a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 – 1920)
Resumo
Este texto busca compreender a produção da escola moderna noBrasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídosem torno dos programas escolares disseminados em manuaisde Pedagogia e de Metodologia que circularam nas EscolasNormais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontesdocumentais três manuais para a formação de professores:Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres dasescholas normaes primarias e aos instituidores em exercício,por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia paraservirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de JoséMaria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições demetodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.