A formação do cidadão moderno : a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 – 1920)

  • Rosa Fátima de Souza UNESP

Résumé

Este texto busca compreender a produção da escola moderna noBrasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídosem torno dos programas escolares disseminados em manuaisde Pedagogia e de Metodologia que circularam nas EscolasNormais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontesdocumentais três manuais para a formação de professores:Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres dasescholas normaes primarias e aos instituidores em exercício,por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia paraservirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de JoséMaria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições demetodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Rosa Fátima de Souza, UNESP

Professora Livre-Docente do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus Araraquara. Professorado Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus Marília epesquisadora do CNPq. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobreCultura e Instituições Educacionais (GEPCIE).

Publiée
2017-12-03
Comment citer
Souza, R. F. de. (2017). A formação do cidadão moderno : a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870 – 1920). Revista Brasileira De História Da Educação, 13(3[33]), 257-283. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40797