<b>A participação democrática nos Conselhos dos Centros de Educação Infantil em Maringá</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1394

  • Celene Tonella UEM
  • Simone Pereira da Costa UEM
Palavras-chave: conselhos, participação, democracia, educação

Resumo

O presente trabalho aborda os Conselhos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá. Inicialmente, fizemos uma reflexão acerca das condições históricas, políticas e sociais que levaram à estruturação dessa forma de participação na definição das políticas públicas. Argumentamos que é possível compreender esse espaço de articulação entre Estado e Sociedade Civil como uma das formas de ampliação da participação democrática. Os itens analisados foram: perfil sócio-democrático, interatividade entre os conselhos e a administração municipal e capital social/ trajetória política dos conselheiros. Os conselhos estão presentes em todas as unidades escolares, conferindo dinamismo às ações na área de educação infantil

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Biografia do Autor

Celene Tonella, UEM
Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e pós-doutorado pelo Programa de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Mestrado de Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas e gestão urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia e participação, espaco urbano, cidadania, políticas públicas e trabalhadores Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Como Citar
Tonella, C., & Costa, S. P. da. (2008). <b>A participação democrática nos Conselhos dos Centros de Educação Infantil em Maringá</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1394. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(2), 265-272. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i2.1394
Seção
Ciências Sociais