<b>Rui Barbosa e a questão do ensino secundário no <em>Diário de Notícias</em> (1889)</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.918

  • Maria Cristina Gomes Machado UEM
  • Cristina Silva Mélo UEM
Palavras-chave: história da educação, pensamento educacional de Rui Barbosa, Estado e educação, ensino secundário

Resumo

Este artigo aborda as discussões propagadas de Rui Barbosa (1849-1923) acerca do ensino secundário, em 1889, pelo Diário de Notícias do Rio de Janeiro. Objetiva-se debater as questões referentes ao ensino secundário no final do século XIX, apresentadas pelo autor por meio de um veículo de imprensa influente. Rui Barbosa atribuiu imensa importância à educação, considerando-a como indispensável ao progresso do país juntamente com outras reformas. No Brasil Império, o autor foi um dos primeiros intelectuais a discutir a necessidade de organização de um Sistema Nacional de Ensino, apontando o dever do Estado em se responsabilizar pelo ensino público de modo a ofertar uma educação gratuita, obrigatória e laica, acessível a toda população. Por meio do supracitado jornal fez campanhas a favor da federalização das províncias e discutiu inúmeras questões políticas e sociais almejando mudanças que impulsionassem o desenvolvimento da produção com base na industrialização brasileira de maneira a consolidar o modo de produção capitalista. Para o autor, era necessário que no ensino secundário se privilegiasse tanto o ensino literário como o científico, ofertando uma formação geral sem ter como único objetivo aprovação em exames que davam acesso ao ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Gomes Machado, UEM
MARIA CRISTINA GOMES MACHADO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1999. ATUALMENTE E PROFESSORA NAO-TITULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 20 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 134 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 6 CAPITULOS DE LIVROS, 1 LIVRO PUBLICADO E ORGANIZOU 1 COLETÂNEA. POSSUI 80 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 6 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NA AREA DE EDUCACAO. RECEBEU 1 PREMIO E/OU HOMENAGEM. ENTRE 1991 E 2005 COORDENOU 3 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM FUNDAMENTOS DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 58 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: HISTORIA DA EDUCACAO, INSTITUICOES ESCOLARES, FONTES E FUNDAMENTOS, EDUCACAO PUBLICA, PENSAMENTO PEDAGOGICO DE RUI BARBOSA, PENSAMENTO PEDAGOGICO DE MONTEIRO LOBATO, FORMACAO DE PROFESSORES, PENSAMENTO PEDAGOGICO, HISTORIOGRAFIA DA EDUCACAO E PENSAMENTO PEDAGOGICO DE CARNEIRO LEÃO. http://lattes.cnpq.br/3874168724032825
Publicado
2008-02-25
Como Citar
Machado, M. C. G., & Mélo, C. S. (2008). <b>Rui Barbosa e a questão do ensino secundário no <em>Diário de Notícias</em> (1889)</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.918. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(2), 183-193. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i2.918
Seção
Educação