<b>O sentido de saúde e as implicações para a prática de Educação Física em idosos</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.6752

  • Renata Frazão Matsuo Universidade São Judas Tadeu
  • Marília Velardi Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu
Palavras-chave: Educação física, Envelhecimento, saúde, subjetividade

Resumo

O presente ensaio apresenta uma reflexão acerca da subjetividade envolvida no trinômio saúde, doença e velhice, quando se tem em mente uma prática em Educação Física coerente com o ideário da Promoção da Saúde. Aborda a pedagogia freireana e a sua utilização como suporte teórico para a atuação prática quando se objetiva a promoção da saúde. A capacitação do indivíduo é o ponto-chave, e aspectos como a autonomia e o empowerment são apontados como necessários para a saúde. Práticas embasadas na pedagogia de Paulo Freire devem considerar a história de vida dos sujeitos, e, especialmente quando se pretende atuar com o envelhecimento, seria relevante conhecer a subjetividade envolvida no processo saúde e doença, tendo em vista a relação que tem sido estabelecida entre velhice e doença. Recorre-se, então, às discussões atuais de Gonzàlez Rey sobre o sentido subjetivo e a subjetividade..

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Publicado
2011-04-02
Como Citar
1.
Matsuo RF, Velardi M, Miranda ML de J. <b>O sentido de saúde e as implicações para a prática de Educação Física em idosos</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.6752. JPhysEduc [Internet]. 2º de abril de 2011 [citado 11º de outubro de 2025];22(1):129-38. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6752
Seção
Artigos de Revisão