Monitoramento da carga interna de treinamento, tolerância ao estresse e ocorrência de infecções em jovens atletas de futebol

  • Arnaldo Luis Mortatti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antonio Allan Cavalcante Coelho
  • Eduardo Caldas Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Abstract

O objetivo desse estudo foi avaliar a carga interna de treinamento físico (CIT) e relacioná-la com sinais e sintomas de infecções do trato respiratório superior (ssITRS) e tolerância ao estresse em 26 futebolistas da categoria sub-18, durante quatro semanas de preparação para um campeonato estadual. A CIT foi determinada a partir do método da Percepção Subjetiva de esforço da sessão (PSE-sessão). Os questionários DALDA e WURSS–21 foram utilizados para avaliar tolerância ao estresse e ssITRS, respectivamente. Foram observadas correlações significantes entre os sintomas de estresse e as ssITRS nas semanas 2, 3 e 4 (r= 0,75; r=0,61; r=0,59, respectivamente). Os resultados mostraram não haver diferenças estatisticamente significantes entre as 4 semanas para PSE-sessão, ET e  ssITRS. Em conclusão, os resultados mostram a associação entre ET e ssITRS, sugerindo que a capacidade de se lidar com o estresse deve ser considerada no monitoramento de jovens jogadores

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Author Biographies

Arnaldo Luis Mortatti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor de Educação Física do Departamento de Educação Fíisca da UFRN
Antonio Allan Cavalcante Coelho
Graduado em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará
Eduardo Caldas Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor de Educação Física do Departamento de Educação Fíisca da UFRN
Published
2014-12-01
How to Cite
1.
Mortatti AL, Cavalcante Coelho AA, Costa EC. Monitoramento da carga interna de treinamento, tolerância ao estresse e ocorrência de infecções em jovens atletas de futebol. JPhysEduc [Internet]. 2014Dec.1 [cited 2025Sep.10];25(4):629-38. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22250
Section
Original Articles