A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais
Abstract
O artigo analisa a produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física na base de dados Education Resources Information Center (ERIC) e numa coletânea de 14 periódicos nacionais. O objetivo é fornecer uma visão geral das produções e discutir as opções de pesquisa adotadas pelos pesquisadores, identificando evoluções e tendências. Foi possível constatar uma transitoriedade nos 15 anos de produção analisada (2000-2014) e uma prevalência de estudos que privilegiam a historicidade dos informantes. Quanto à natureza epistemológica, predominaram estudos fenomenológico-hermenêuticos e quanto aos métodos de pesquisa, os de natureza qualitativa. Os dados sugerem que há espaço para se investigar a formação continuada que compreenda o professor como um pesquisador de sua prática e transformador de sua realidade.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Published
2016-03-29
How to Cite
1.
Bomfim ABC, Silva SAP dos S, Miranda ML de J. A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais. JPhysEduc [Internet]. 2016Mar.29 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2715. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29101
Issue
Section
Review Articles
• Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.