A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais

  • Alexander Barreiros Cardoso Bomfim Universidade da Força Aérea (UNIFA)
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP)
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP)

Abstract

O artigo analisa a produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física na base de dados Education Resources Information Center (ERIC) e numa coletânea de 14 periódicos nacionais. O objetivo é fornecer uma visão geral das produções e discutir as opções de pesquisa adotadas pelos pesquisadores, identificando evoluções e tendências. Foi possível constatar uma transitoriedade nos 15 anos de produção analisada (2000-2014) e uma prevalência de estudos que privilegiam a historicidade dos informantes. Quanto à natureza epistemológica, predominaram estudos fenomenológico-hermenêuticos e quanto aos métodos de pesquisa, os de natureza qualitativa. Os dados sugerem que há espaço para se investigar a formação continuada que compreenda o professor como um pesquisador de sua prática e transformador de sua realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexander Barreiros Cardoso Bomfim, Universidade da Força Aérea (UNIFA)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), especialista de Ciência do Treinamento Desportivo do Alto Rendimento pela Universidade Gama Filho (1998), mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2004) e doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Atualmente é Professor da Universidade da Força Aérea (UNIFA), atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desempenho Humano Operacional no Setor Aeroespacial (PPGDHO). Foi docente, entre 2008 e 2015, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), atuando na licenciatura em Educação Física, como no curso de Especialização em PROEJA. Foi Professor Substituto, de 2006 a 2008, na UFRRJ atuando na licenciatura em Educação Física. Foi Professor Docente I da SEE-RJ e lecionou a disciplina Educação Física para o Ensino Médio, Fundamental e EJA por mais de 10 anos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, pensamento reflexivo, pedagogia da educação física escolar, pesquisa qualitativa.

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP)
Graduada em Educação Física (1979) e em Pedagogia (1985) com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1991) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da Universidade São Judas Tadeu atuando na graduação, mestrado e doutorado em Educação Física. Coordena o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Membro da Red Latino Americana de Monitoreo y Evaluación e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Coordenadora do Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do Clube escola.
Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP)
Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente Coordena o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, níveis Mestrado e Doutorado. É docente, também, no mestrado em Ciências do Envelhecimento. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.
Published
2016-03-29
How to Cite
1.
Bomfim ABC, Silva SAP dos S, Miranda ML de J. A produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores de Educação Física: uma análise entre estudos nacionais e internacionais. JPhysEduc [Internet]. 2016Mar.29 [cited 2025Sep.6];27(1):e-2715. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29101
Section
Review Articles