Efeito da idade relativa e efeito do ano constituinte: uma análise do ranking da Federação Internacional de Tênis

  • João Paulo Abreu Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana Calábria Lopes
  • Larissa Oliveira Faria
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Viçosa

Abstract

Efeito da Idade Relativa (EIR) e o Efeito do Ano Constituinte (EAC) parecem influenciar o processo de formação de jovens tenistas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi investigar a presença desses efeitos no ranking de tenistas juniores da International Tennis Federation (ITF) e sua influência na pontuação obtida pelos tenistas. Os resultados encontrados demonstram a presença do EIR e do EAC (p 0,05). O modelo de regressão identificou que as variáveis “ano” e “mês” de nascimento predizem a pontuação dos atletas no ranking da ITF com uma variância explicada de 19%. Em resumo, o ranking formado por várias faixas etárias não tem se mostrado uma estratégia de classificação sensível o bastante para prevenir o EIR e o EAC entre os tenistas juniores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Maicon Rodrigues Albuquerque, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - UFMG e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Colaborador do LAPES (Laboratório de Psicologia do Esporte) - UFMG, membro do LIN (Laboratório de Investigações Neuropsicológicas) - UFMG e no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) - UFV. Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Taekwondo, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Neurociência.
Published
2016-12-17
How to Cite
1.
Moreira JPA, Lopes MC, Faria LO, Albuquerque MR. Efeito da idade relativa e efeito do ano constituinte: uma análise do ranking da Federação Internacional de Tênis. JPhysEduc [Internet]. 2016Dec.17 [cited 2025Sep.13];28(1):e-2814. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30346
Section
Sport Training and Pedagogy