Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process

  • Mariana Ardengue Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Ferreira Universidade do Estado do Paraná
  • Pollyana Mayara Nunhes Universidade Estadual de Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Ademar Avelar Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O objetivo do estudo foi verificar a influência da força de preensão manual (FPM) na competência motora (CM) e qualidade da escrita (QE) de crianças em processo de aprendizagem da escrita. Participaram do estudo 61 escolares de 05 a 07 anos matriculadas no primeiro ano escolar. Para mensurar FPM utilizou-se um dinamômetro de mão e para avaliar a CM utilizou-se o teste de Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, Second Edition BOT-2 nas dimensões Precisão Motora Fina (PMF), Integração Motora Fina (IMF), Destreza manual (DM) e Coordenação Bilateral (CB). A avaliação da QE foi feita pelos professores. Para a análise estatística utilizou-se ANOVA one-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM. ANOVA two-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM e sexo. De forma geral, a FPM mostrou-se maior (p<0,05) em ambas as mãos dos meninos (direita =8,1±1,0kg; esquerda=7,8±1,3kg) comparados com as meninas (direita =6,8±0,9kg; esquerda =6,6±1,3kg). Quando separados em tercis dos níveis de FPM, independente do sexo, a CM foi maior nas crianças de mais alta força. Quando foram divididas pela mediana da força e com base no sexo, os meninos de alta força (acima da mediana) foram superiores aos meninos de baixa força (p<0,01) e que as meninas, independe do nível de força (p<0,05). Nenhum efeito foi encontrado na QE. Os resultados sugerem que em crianças em aprendizagem da escrita, a FPM parece impactar a CM, favorecendo os meninos com alta força, porém a QE parece não ser influenciada pela força, independente do sexo.

 

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Published
2019-10-04
How to Cite
1.
Ardengue M, Ferreira L, Nunhes PM, Vieira JLL, Avelar A. Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process. JPhysEduc [Internet]. 2019Oct.4 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3070. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028
Section
Motor Behavior and Biomechanics