<b>Futebol, paz e guerra: sentidos dissonantes nos discursos duas peças publicitárias no ano da copa 2010</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10064
Palavras-chave:
Futebol, Publicidade, Copa do mundo
Resumo
O propósito deste artigo foi analisar duas publicidades que circularam na televisão brasileira no período pré-Copa do Mundo 2010, buscando identificar as estratégias discursivas utilizadas e compreender os aspectos culturais e ideológicos que ancoraram tais discursos. A análise foi desenvolvida com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Entre os principais resultados destacamos que uma das propagandas utiliza-se do discurso do esporte como elemento capaz de promover a paz, mesmo entre dois povos culturalmente em conflito,ao passo que a outra se utiliza da metáfora da guerra, tanto no esporte quanto na vida, para a conquista da vitória. O futebol seria o elemento cultural e ideológico capaz de mobilizar estes sentidos dissonantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2011-08-24
Como Citar
1.
Godoi MR. <b>Futebol, paz e guerra: sentidos dissonantes nos discursos duas peças publicitárias no ano da copa 2010</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10064. JPhysEduc [Internet]. 24º de agosto de 2011 [citado 11º de outubro de 2025];22(3):373-85. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10064
Edição
Seção
Artigos Originais
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.