<b>Futebol, paz e guerra: sentidos dissonantes nos discursos duas peças publicitárias no ano da copa 2010</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10064

  • Marcos Roberto Godoi Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT
Palavras-chave: Futebol, Publicidade, Copa do mundo

Resumo

O propósito deste artigo foi analisar duas publicidades que circularam na televisão brasileira no período pré-Copa do Mundo 2010, buscando identificar as estratégias discursivas utilizadas e compreender os aspectos culturais e ideológicos que ancoraram tais discursos. A análise foi desenvolvida com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Entre os principais resultados destacamos que uma das propagandas utiliza-se do discurso do esporte como elemento capaz de promover a paz, mesmo entre dois povos culturalmente em conflito,ao passo que a outra se utiliza da metáfora da guerra, tanto no esporte quanto na vida, para a conquista da vitória. O futebol seria o elemento cultural e ideológico capaz de mobilizar estes sentidos dissonantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Roberto Godoi, Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT
Licenciado em Educação Física (UFMT-1999), Mestre em Estudos da Linguagem (UFMT-2006). Professor da Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT (2000-atual), Professor do Univag Centro Universitário de Várzea Grande (2003-2008), Prof. substituto da UFMT (2008-2009).
Publicado
2011-08-24
Como Citar
1.
Godoi MR. <b>Futebol, paz e guerra: sentidos dissonantes nos discursos duas peças publicitárias no ano da copa 2010</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.10064. JPhysEduc [Internet]. 24º de agosto de 2011 [citado 11º de outubro de 2025];22(3):373-85. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10064
Seção
Artigos Originais