<b>O estado da arte de comunidades quilombolas no Paraná: produção de conhecimento e práticas corporais recorrentes</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10678

  • Thaís Godoi de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Michelle Lara Universidade Estadual de Maringá - Maringá
Palavras-chave: Quilombola, Produção acadêmica, Práticas corporais

Resumo

A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.

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Biografia do Autor

Thaís Godoi de Souza, Universidade Estadual de Maringá
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá
Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
Dossui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1997) e graduação em Educação Física pela UEM (1995). Atualmente é professora Adjunto-tide B do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos em Filosofia, Modernidade e Educação - GEFIME/UNICAMP. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: o corpo (dimensão filosófico-antropológica), a cultura popular (danças, atores sociais, caracterização), as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional). Currículo Lattes
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Souza TG de, Lara LM. <b>O estado da arte de comunidades quilombolas no Paraná: produção de conhecimento e práticas corporais recorrentes</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.10678. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):555-68. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10678
Seção
Artigos Originais