<b>Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de Educação Física</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12202

  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fabiano Augusto Teixeira Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Motivação, Ensino fundamental, Prática de ensino.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a motivação nas aulas de Educação Física de alunos das séries finais do ensino fundamental sob a orientação de estudantes em situação de estágio. Participaram do estudo 86 estudantes de 5ª a 8ª do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Florianópolis (SC). Na coleta de dados foi utilizado um questionário de múltipla escolha adaptado de Darido (2004). Na análise descritiva dos dados foi utilizado frequência e percentual, enquanto na análise inferencial, empregou-se o teste Exato de Fisher. Os resultados não apresentaram associação significativa entre a motivação dos alunos, o sexo, a idade, a série, a participação nas aulas e a prática esportiva extra-classe. Contudo, destaca-se o expressivo percentual de alunos que considera motivantes as aulas de Educação Física ministradas pelos estudantes em situação de estágio, bem como de escolares que declaram participar efetivamente das aulas e praticar esportes em horário extra-classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina
Possui graduação em Educação Física (2002) e e especialização em Esporte Escolar (2004) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Atualmente é mestrada do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: nível de satisfação de docentes e discentes, modelos de ensino de jogos esportivos e avaliação postural Currículo Lattes
Fabiano Augusto Teixeira, Universidade do Estado de Santa Catarina
Gruduado em Educação Física - licenciatura. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, recreação, gênero, sexualidade, pensamentos filosóficos e dança. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física adaptada, Educação Física escolar, recreação, dança e ginástica.
Publicado
2012-04-01
Como Citar
1.
Folle A, Teixeira FA. <b>Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de Educação Física</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v23i1.12202. JPhysEduc [Internet]. 1º de abril de 2012 [citado 14º de setembro de 2025];23(1):37-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12202
Seção
Artigos Originais