<b>Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.12575

  • João Roberto Cotrim Universidade Cruzeiro do Sul
  • Anderson Garcia Lemos Universidade Cruzeiro do Sul
  • João Evangelista Néri Junior Universidade Cruzeiro do Sul e Univsersidade Estadual Paulista/Rio Claro
  • José Angelo Barela Universidade Cruzeiro do Sul jose.barela@cruzeirodosul.edu.br
Palavras-chave: Educação Física, Ensino Fundamental e Médio, Desenvolvimento Humano

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças que cursaram o Ensino Fundamental I em contextos escolares diferentes. Foram escolhidas aleatoriamente quinze crianças de uma escola pública (CEPub) e 15 de uma escola particular (CEPar), todas matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças da CEPar tiveram, ao longo das primeiras quatro séries do Ensino Fundamental I, aulas de Educação Física com profissional da área, enquanto as do grupo CEPub tiveram atividades com professor da grade regular, sem formação em Educação Física. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes Locomotor e Controle de Objeto do Test of Gross Motor Development, tendo-se obtido o valor bruto e a idade motora equivalente. MANOVAs indicaram valores brutos e idade motora equivalente inferiores para o grupo CEPub quando comparados com os valores do grupo CEPar. Finalmente, testes t não indicaram diferença entre idade motora equivalente e idade cronológica para o grupo de CEPar, porém indicaram idade motora equivalente inferior à idade cronológica para o grupo de CEPub, no subteste Controle de Objeto. Esses resultados indicam que o contexto escolar influencia o curso de desenvolvimento motor de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Roberto Cotrim, Universidade Cruzeiro do Sul
Graduado em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul
Anderson Garcia Lemos, Universidade Cruzeiro do Sul
Mestrando do Programa de Pós-graduação Ciências do Movimento Humano - Universidade Cruzeiro do Sul e Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
João Evangelista Néri Junior, Universidade Cruzeiro do Sul e Univsersidade Estadual Paulista/Rio Claro
Professor Assistente Doutor - Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte - Universidade Cruzeiro do Sul e Professor Adjunto - Departamento de Educação Física - Instituto de Biociências - UNESP/Rio Claro
José Angelo Barela, Universidade Cruzeiro do Sul jose.barela@cruzeirodosul.edu.br
ssui graduação em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , especialização em Desenvolvimento Humano e Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) , mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ph.D. Motor Development pela University of Maryland System (1997) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Membro de corpo editorial da Infant Behavior & Development, Membro de corpo editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (1413-9006), Membro de corpo editorial da Brazilian Journal of Motor Behavior, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Fisioterapia, Revisor de periódico da Fisioterapia em Movimento, Revisor de periódico da Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Revisor de periódico da Journal of Motor Behavior, Professor Assistente I da Universidade Cruzeiro do Sul, Revisor de periódico da Neuroscience Letters, Revisor de periódico da RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Revisor de periódico da Motriz (Rio Claro) e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: motor development, Perception-action, postural control Currículo Lattes
Publicado
2012-01-04
Como Citar
1.
Cotrim JR, Lemos AG, Néri Junior JE, Barela JA. <b>Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.12575. JPhysEduc [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 30º de setembro de 2025];22(4):523-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12575
Seção
Artigos Originais