Maturação biológica e comportamento sedentário em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

  • Eliane Denise Araújo Bacil Universidade Federal do Paraná
  • Thiago Silva Piola Universidade Federal do Paraná
  • Priscila Iumi Watanabe Universidade Federal do Paraná
  • Michael Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Rosimeide Francisco Santos Legnani Universidade Federal do Paraná
  • Wagner de Campos Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Puberdade, Estilo de vida sedentário, Estudantes

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a associação entre maturação biológica e comportamento sedentário em crianças e adolescentes. Realizou-se uma revisão sistemática em maio de 2015 nos bancos de periódicos eletrônicos da PubMed/MEDLINE, SportDiscus, Web of Science e LILACS, sem restrição de período de tempo. Foram identificados 294 artigos potencialmente relevantes e sete preencheram os critérios de inclusão. Foi possível identificar uma associação direta entre comportamento sedentário e tempo da maturação biológica. O comportamento sedentário parece aumentar com o avançar da idade cronológica e biológica em ambos os sexos. No que se refere a relação entre comportamento sedentário e timing da maturação biológica, os escolares de ambos os sexos maturados precocemente apresentaram maior comportamento sedentário. No entanto, em alguns estudos esta relação varia entre os sexos. A maturação biológica parece contribuir para o aumento do comportamento sedentário em crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Puberdade. Estilo de vida sedentário. Estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Denise Araújo Bacil, Universidade Federal do Paraná
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Especialização em Educação Física na área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Mestrado em Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é doutoranda em Educação Física, Área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná. 
Thiago Silva Piola, Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (2008), graduação em Educação Física (Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (2011) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor de educação física - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, coordenador pedagógico do Centro Universitário Claretiano de Batatais , professor (polo curitiba) do Centro Universitário Claretiano de Batatais e aluno de doutorado da Universidade Federal do Paraná.
Priscila Iumi Watanabe, Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013) e atualmente é mestranda em Educação Física, Área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná. 
Michael Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná
Atualmente é aluno de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, Possui Mestrado em Educação Física pela mesma instituição, especialização em Fisiologia do Exercício (UENP - 2008) e é membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde (CEAFS). 
Rosimeide Francisco Santos Legnani, Universidade Federal do Paraná
Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (2004). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo/RS (1998). Membro do Centro de Estudos Atividade Física e Saúde (CEAFS- UFPR). Membro do GEPAFE-tec (UTFPR - Curitiba). 
Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978-1981); Mestrado/Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. É professor associado na Universidade Federal do Paraná, atuando nas disciplinas de Desenvolvimento Motor e Metodologia da Pesquisa na Graduação e Exercício e Esporte na Infância e Adolescência na Pós-Graduação. 

 
Publicado
2016-05-12
Como Citar
1.
Bacil EDA, Piola TS, Watanabe PI, da Silva MP, Legnani RFS, de Campos W. Maturação biológica e comportamento sedentário em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. JPhysEduc [Internet]. 12º de maio de 2016 [citado 27º de setembro de 2025];27(1):e-2730. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/29582
Seção
Artigos de Revisão