RELAÇÃO ENTRE ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS E RESPOSTA DA PRESSÃO ARTERIAL AO EXERCÍCIO EM CRIANÇAS

  • Valquiria Margarida da Silva de Braga IELUSC
  • Adriano Eduardo Lima da Silva IELUSC
  • Flademir Ari Galvão Gress IELUSC
  • Arno Krug IELUSC
Palavras-chave: Obesidade, Hipertensão, Crianças, Educação Física

Resumo

A relação entre índices antropométricos e hipertensão não tem sido freqüentemente estudada no Brasil. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre pressão arterial e dados antropométricos. A pressão arterial antes, durante e após uma aula de Educação Física foi mensurada em 38 crianças de 10 a 12 anos. Os índices antropométricos foram: massa corporal, estatura, dobras cutâneas de tríceps e subescapulares. IMC e percentual de gordura também foram calculados. A pressão arterial sistólica de repouso e após a aula foi associada com todos os índices. A pressão arterial diastólica não foi associada a nenhum índice, exceto após a aula com o IMC (r = 0,38; p < 0,05). As relações entre os índices e a pressão arterial durante a aula não foram significantes. Esses resultados indicam que a gordura corporal pode influenciar variáveis hemodinâmicas e sugerem atitude preventiva da obesidade logo na fase escolar.

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Biografia do Autor

Adriano Eduardo Lima da Silva, IELUSC
Possui graduação em Educação Fisica pela Universidade Ibirapuera (2001) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor assistente dos cursos de Educação Física, Nutrição e Turismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. Está cursando doutorado na área de Biodinâmica do Movimento Humano na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia do Exercicio, treinamento desportivo e avalição física Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Braga VM da S de, Silva AEL da, Gress FAG, Krug A. RELAÇÃO ENTRE ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS E RESPOSTA DA PRESSÃO ARTERIAL AO EXERCÍCIO EM CRIANÇAS. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 5º de novembro de 2025];17(1):19-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3352
Seção
Artigos Originais