SOBRE OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM DIFERENTES REDES EDUCACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL

  • Flávio Medeiros Pereira UFPEL
  • Adriane Correa da Silva ULBRA
Palavras-chave: Educação Física, Conteúdos, Ensino médio

Resumo

Estudaram-se os conteúdos de Educação Física do Ensino Médio do RS nas redes federal, estadual e privada através de análises documentais e entrevistas com 22 professores de 18 instituições, em seis diferentes cidades. Dos 2.289 conteúdos analisados, os esportivos compreenderam 66,9% (o Futsal e o Voleibol perfaziam 71%), os ginásticos 14,4%, os recreativos 6,1%, as competições 3,1%, os teóricos 2,6%, os avaliativos 2,0%, a dança 1,5% e outros registros 3,4%. Enquanto componente da EF escolar, o esporte apresenta diversas positividades, porém, essa supremacia privilegiando sua dimensão recreativa dificulta o desenvolvimento de outros componentes curriculares, limita culturalmente a formação discente, afasta-se da aptidão, saúde e qualidade de vida, simplifica as práticas pedagógicas cotidianas, compromete o acatamento de prescrições legais. O questionamento sobre o seu alcance pedagógico aponta para a necessidade de mudanças nos paradigmas conteudistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávio Medeiros Pereira, UFPEL
Possui graduação em Educação Física (EF) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1974), reciclagem em EF pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1976), especialização em Handebol, (UFSM, 1975) e em Fenomenologia da Educação (Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 1979), mestrado em EF pela UFSM (1987) e doutorado em Educação pela UFRGS (1993). Tem experiência profissional como professor de EF na Educação Básica, na rede estadua de ensino (RGSul)l e rede federal (ETFPel, atual CEFET-RS). Na ESEF/UFPEL já foi Chefe do Deparamento de Ginástica e Saúde, Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação (Especialização), Vice-Diretor e Diretor (1997-2001). Atualmente Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em EF, professor Associado I da UFPel e Avaliador do INEP-MEC. Na ESEF/UFPel, no curso de Licenciatura é professor de Modelos e Estilos de Ensino em EF e de Prática de Ensino/Estágio Supervisionado. No curso de Especialização em EF Escolar leciona Fundamentos de Didática da EF. No curso de Mestrado em EF leciona Práticas Pedagógicas em EF e Análise Qualitativa de Dados.É lider do grupo de pesquisa: EF, Educação, Saúde e Escola. Estuda a EF Escolar, Qualidade de Vida e Cotidianidade, tendo também interesse na EF não-escolar, ginástica, esportes, formação de professores, práticas pedagógicas e ensino médio. É autor de: Dialética da Cultura Física (São Paulo, Ícone,1988), O Cotidiano Escolar e EF Necessária (Pelotas, Universitária, 1997, 2ª ed) e A Ginástica Intervalada: Exercite-se Pensando (Pelotas, Universitária, 2005), além vários capítulos de livros na área da EF Currículo Lattes
Publicado
2008-05-16
Como Citar
1.
Pereira FM, Silva AC da. SOBRE OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM DIFERENTES REDES EDUCACIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. JPhysEduc [Internet]. 16º de maio de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];15(2):67-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3423
Seção
Artigos Originais