Práticas avaliativas de professores de educação física: inventariando possibilidades

  • Wagner dos Santos Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Aline de Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
  • Bruna Jéssica Mathias Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
  • Juliana Martins Cassani Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Avaliação. Instrumentos de registro.

Resumo

Objetiva apresentar e analisar possibilidades concretas de práticas avaliativas para a Educação Física escolar. Assume, como abordagem teórico-metodológica, a narrativa (auto)biográfica e possui como colaboradoras duas professoras de Educação Física. Tem como fontes: registros avaliativos produzidos com as crianças (desenhos, fotografias, letras de músicas) e narrativas das professoras. Os resultados evidenciam que uma professora tem se fundamentado em uma avaliação para a aprendizagem dos alunos, inventariando instrumentos que lhe possibilitaram compreender as apropriações dos alunos dos saberes específicos da Educação Física; e outra professora centraliza a sua avaliação nas práticas de ensino e de aprendizagem, produzindo instrumentos que permitiram a autoavaliação dos envolvidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Departamento de Ginástica. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Coordenador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Aline de Oliveira Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Bruna Jéssica Mathias, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes.
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo/Ufes. Integrante do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).
Publicado
2018-12-03
Como Citar
1.
Santos W dos, Vieira A de O, Stieg R, Mathias BJ, Cassani JM. Práticas avaliativas de professores de educação física: inventariando possibilidades. JPhysEduc [Internet]. 3º de dezembro de 2018 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38280
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais