A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM APRENDIZAGEM MOTORA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
aprendizagem motora, filosofia da ciência, epistemologia
Resumo
O presente trabalho busca levantar reflexões sobre a construção do conhecimento científico em aprendizagem motora. Para isso fez-se uma retrospectiva histórica do campo de estudo, submetida aos olhares da epistemologia fornecidos por Francis Bacon, Karl Popper, Paul Feyerabend e Thomas Kuhn. Quanto a Bacon e Popper, suas concepções se mostraram inadequadas para explicar o progresso científico na aprendizagem motora. Em relação a Feyerabend, a revisão não foi conclusiva quanto a sua efetividade, apesar de confirmar alguns aspectos. Já a abordagem Kuhniana se mostrou como a mais satisfatória, apontando uma possível “crise de paradigmas” entre a abordagem ecológica e a abordagem de processamento de informações. Verificou-se também uma crítica emergente das ciências humanas e sociais às duas abordagens, o que nos leva a refletir sobre o possível surgimento de um novo paradigma, como também apontar considerações sobre a prática científica enquanto prática social.Downloads
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Publicado
2008-06-10
Como Citar
1.
Oliveira CM. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM APRENDIZAGEM MOTORA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS. JPhysEduc [Internet]. 10º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];9(1):67-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3848
Edição
Seção
Artigos Originais
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