A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM APRENDIZAGEM MOTORA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS

  • Cláudio Márcio Oliveira UFMG
Palavras-chave: aprendizagem motora, filosofia da ciência, epistemologia

Resumo

O presente trabalho busca levantar reflexões sobre a construção do conhecimento científico em aprendizagem motora. Para isso fez-se uma retrospectiva histórica do campo de estudo, submetida aos olhares da epistemologia fornecidos por Francis Bacon, Karl Popper, Paul Feyerabend e Thomas Kuhn. Quanto a Bacon e Popper, suas concepções se mostraram inadequadas para explicar o progresso científico na aprendizagem motora. Em relação a Feyerabend, a revisão não foi conclusiva quanto a sua efetividade, apesar de confirmar alguns aspectos. Já a abordagem Kuhniana se mostrou como a mais satisfatória, apontando uma possível “crise de paradigmas” entre a abordagem ecológica e a abordagem de processamento de informações. Verificou-se também uma crítica emergente das ciências humanas e sociais às duas abordagens, o que nos leva a refletir sobre o possível surgimento de um novo paradigma, como também apontar considerações sobre a prática científica enquanto prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudio Márcio Oliveira, UFMG
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), realizando Doutorado em Educação pela UFMG desde 2007. Atualmente é professor do Centro Universitário de Sete Lagoas, professor titular do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira e professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação de jovens e adultos, corpo e educação, processos formativos na cidade Currículo Lattes
Publicado
2008-06-10
Como Citar
1.
Oliveira CM. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM APRENDIZAGEM MOTORA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS. JPhysEduc [Internet]. 10º de junho de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];9(1):67-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3848
Seção
Artigos Originais