A CORPOREIDADE NA ESCOLA

  • Márcio Xavier Bonorino Figueiredo UFPEL
Palavras-chave: escola, corporeidade, criança, jogos

Resumo

Com este estudo, visa-se a investigar como a escola tem construído um corporeidade para a submissão dos estudantes ao sistema de dominação vigente. Propõe-se, também, a descobrir a corporeidade expressa nas brincadeiras, jogos e desenhos das crianças. Realizaram-se observações do espaço escolar de uma sala de aula durante um ano letivo, bem como duas entrevistas com cada uma das crianças de uma turma de 1ª série do 1º grau, em uma escola pública de periferia. Constatou-se que a escola, através de uma série de normas, explícitas ou implícitas, vai construindo uma corporeidade baseada no individualismo, na massificação e nos privilégios de uma minoria. A análise das brincadeiras, jogos e desenhos infantis revelou que estes veiculam valores contrários àqueles impostos pela escola. Em vista disso, elaborou-se uma proposta incipiente de trabalho corporal que tenha nas brincadeiras, jogos e desenhos das crianças o seu ponto de partida para uma práxis transformadora.

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Biografia do Autor

Márcio Xavier Bonorino Figueiredo, UFPEL
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1979), fez especialização em Ginástica Escolar - UFPel (1980), Medecina Esportiva - Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre - (1981) e Educação e Sociedade - UFPel (1984). Mestrado em Educação-Ensino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Educação - Área de concentração: História e Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando em temas: corpo, corporeidade, infância, educação biocentrica, formação de professores, práticas pedagógicas e educação. Fez formação em biodanza e educação biocentrica na Escola Paulista de Biodanza. Publicou os livros - Corporeidade na Escola: Brincadeiras, jogos e desenhos - 4ª ed. (2006), Educação: Corporeidade nos caminhos da infância - 2ª ed. (2006), Educação Biocentrica: vivências com educadores (2006) e organizou A infância dura a vida interira (2006). Coordena o Grupo de Pesquisa Cultura, Infância e Educação Intantil, também coordena e orienta a Especialização em Educação Infantil na Faculdade de Educação da UFPel. Integra o Mestrado em Educação Física e orientará a partir de (2007) na linha de Pesquisa - Educação Física, Escola e Sociedade Currículo Lattes
Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Figueiredo MXB. A CORPOREIDADE NA ESCOLA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 15º de setembro de 2025];4(1):6-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4009
Seção
Artigos Originais