A CORPOREIDADE NA ESCOLA
Palavras-chave:
escola, corporeidade, criança, jogos
Resumo
Com este estudo, visa-se a investigar como a escola tem construído um corporeidade para a submissão dos estudantes ao sistema de dominação vigente. Propõe-se, também, a descobrir a corporeidade expressa nas brincadeiras, jogos e desenhos das crianças. Realizaram-se observações do espaço escolar de uma sala de aula durante um ano letivo, bem como duas entrevistas com cada uma das crianças de uma turma de 1ª série do 1º grau, em uma escola pública de periferia. Constatou-se que a escola, através de uma série de normas, explícitas ou implícitas, vai construindo uma corporeidade baseada no individualismo, na massificação e nos privilégios de uma minoria. A análise das brincadeiras, jogos e desenhos infantis revelou que estes veiculam valores contrários àqueles impostos pela escola. Em vista disso, elaborou-se uma proposta incipiente de trabalho corporal que tenha nas brincadeiras, jogos e desenhos das crianças o seu ponto de partida para uma práxis transformadora.Downloads
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Publicado
2008-07-01
Como Citar
1.
Figueiredo MXB. A CORPOREIDADE NA ESCOLA. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2008 [citado 15º de setembro de 2025];4(1):6-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4009
Edição
Seção
Artigos Originais
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