Níveis de treinamento das ações técnico-táticas de tenistas infantojuvenis de 12 a 14 anos de idade

  • Roberto Tierling Klering Universidade Feevale
  • Gabriel Henrique Treter Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Caio Correa Cortela Universidade Estadual de Londrina
  • Guy Ginciene Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Abstract

O objetivo deste estudo é comparar os níveis de frequência das diferentes iniciativas de jogadas no tênis e, com isso, identificar os níveis de treinamento presentes nas diferentes situações de jogo. Para tanto, foi aplicado o Inventário do Treino Técnico-Desportivo do Tenista – 121 para uma amostra de 37 tenistas do sexo masculino (categoria “até 14 anos”), participantes de um campeonato internacional de tênis. Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas para a comparação entre as iniciativas de jogadas. Para a comparação entre os tipos de golpes utilizou-se o teste t pareado. Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) entre as iniciativas de jogadas e entre os tipos de golpes investigados. Este resultado indica uma possível especialização precoce das ações técnico-esportivas quanto aos tenistas investigados.

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Published
2019-03-29
How to Cite
1.
Klering RT, Gonçalves GHT, Cortela CC, Ginciene G, Balbinotti CAA. Níveis de treinamento das ações técnico-táticas de tenistas infantojuvenis de 12 a 14 anos de idade. JPhysEduc [Internet]. 2019Mar.29 [cited 2025Sep.10];30(1):e-3029. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42067
Section
Sport Training and Pedagogy