<b>Pesquisa na área de comportamento motor: Modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.9254

  • Go Tani Universidade de São Paulo - São Paulo
  • Cássio de Miranda Meira Júnior
  • Herbert Ugrinowitsch
  • Rodolfo Novellino Benda
  • Suzete Chiviacowsky
  • Umberto César Corrêa
Palavras-chave: Comportamento motor, Aprendizagem motora, Controle motor, Desenvolvimento motor.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar um panorama geral da área de Comportamento Motor - sua trajetória histórica, tendências e perspectivas de investigação - com a preocupação de delinear um quadro organizado do seu desenvolvimento, tanto no domínio teórico quanto de experimentação. Espera-se que esse quadro possa contribuir para a construção de uma base de conhecimentos àqueles que têm a intenção de se especializar como pesquisadores na área e também para aqueles que pretendem utilizar esses conhecimentos na intervenção profissional.

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Biografia do Autor

Go Tani, Universidade de São Paulo - São Paulo
Aossui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Educação - Hiroshima University (1978) e doutorado em Educação - Hiroshima University (1982). Atualmente é professor titular e Diretor da Escola de Educação Física e Esporte - USP, foi Diretor do Centro de Práticas Esportivas - USP. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora, processo adaptativo, controle motor, educação física escolar. Currículo Lattes
Publicado
2010-08-02
Como Citar
1.
Tani G, Meira Júnior C de M, Ugrinowitsch H, Benda RN, Chiviacowsky S, Corrêa UC. <b>Pesquisa na área de comportamento motor: Modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.9254. JPhysEduc [Internet]. 2º de agosto de 2010 [citado 14º de setembro de 2025];21(3):329-80. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9254
Seção
Artigos de Opinião