<b>Relação velocidade-acurácia em tarefa de contornar figuras geométricas e traçar linhas</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.9976

  • Victor Hugo Alves Okazaki Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Rodrigues Fiuza Universidade de São Paulo
  • Rubens Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo
  • Juliana Bayeux Dascal Universidade Federal de Lavras
  • Iverson Ladewig Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Lei de Fitts, Velocidade-acurácia, Contornar figuras, Controle motor.

Resumo

O paradigma da relação inversa velocidade-acurácia foi analisado em dois experimentos, através da lei de Fitts, em tarefas simuladas em computador. O experimento I analisou a tarefa de contornar figuras geométricas (triângulo, quadrado e círculo), manipulando o perímetro da figura e a espessura da linha e fornecendo índices de dificuldade (ID) entre 1,25 e 2,15 bits. O experimento II analisou a tarefa de traçar linhas, manipulando o comprimento, a espessura e o ângulo de inclinação da linha (0º, 45º, 90º, 135º e 180º), fornecendo IDs entre 3,5 e 7,5 bits. Uma regressão linear analisou a relação entre tempo de movimento (TM) e os IDs. Foram verificados coeficientes de determinação superiores a 0,9 (R2 > 0,9) para a relação TM x ID no experimento I e II. Tais resultados forneceram suporte para a lei de Fitts no desempenho das tarefas simuladas em computador de contornar figuras geométricas e de traçar linhas.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Alves Okazaki, Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física - Comportamento Motor & Biomecânica
Camila Rodrigues Fiuza, Universidade de São Paulo
Aluna do curso de Especialização em Aprendizagem Motora - USP
Rubens Rodrigues da Silva, Universidade de São Paulo
Aluno do curso de Especialização em Aprendizagem Motora - USP
Juliana Bayeux Dascal, Universidade Federal de Lavras
Departamento de Educação Física - Comportamento Motor
Iverson Ladewig, Universidade Federal do Paraná
Departamento de Educação Físia - Comportamento Motor
Publicado
2011-08-24
Como Citar
1.
Okazaki VHA, Fiuza CR, Silva RR da, Dascal JB, Ladewig I. <b>Relação velocidade-acurácia em tarefa de contornar figuras geométricas e traçar linhas</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i3.9976. JPhysEduc [Internet]. 24º de agosto de 2011 [citado 11º de outubro de 2025];22(3):337-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9976
Seção
Artigos Originais