AUTORREALIZAÇÃO E SAÚDE MENTAL

INVESTIGANDO O AMADURECIMENTO DOS MECANISMOS ATENCIONAIS EM TAREFAS TRIGONOMÉTRICAS

Palavras-chave: Autorrealização, mecanismos de atenção, trigonometria

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o amadurecimento dos mecanismos atencionais, por meio das tarefas trigonométricas, visando a autorrealização e preservando a saúde mental. A metodologia empregada foi a pesquisa teórica e documental para estabelecer uma matriz de referência aplicando-a em tarefas relativas às noções das relações trigonométricas no triângulo retângulo, de um livro aprovado no PNLD (2018). O artigo está estruturado em três etapas: levantamento bibliográfico, cuja intenção é criar a fundamentação sobre a autorrealização, saúde mental e mecanismos atencionais; elaboração da matriz de referência; aplicação da matriz nas tarefas do referido assunto. Ao final da pesquisa, após realização da matriz referencial e análise do livro constatou-se que uma quantidade considerável das tarefas analisadas dificulta o amadurecimento e a focalização da atenção do aluno mais do que contribuem para seu engajamento. Isso implica em consequências negativas para a saúde mental positiva, distanciando esses alunos do seu processo de autorrealização.

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Biografia do Autor

Eduardo Vieira Leite, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Matemática-Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus de Arapiraca. Bolsista do Programa Residência Pedagógica - CAPES (2018-2020). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS). Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFS). Estudante do Grupo de Pesquisa NeuroMATH - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem (IFS).

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe

Livre Docente pela Emil Brunner World University® (EBWU, Miami, Flórida/EUA); Doctorado en curso Psicología Cognitiva na Universidad de Buenos Aires, UBA/Argentina (2022); Doutor em Educação Matemática (Didática da Matemática, Neurociência Cognitiva) pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN; Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Didática da Matemática) pela UFS, Mestre em Educação (Educação Matemática) pela UFS;  Bacharel em Psicologia (ESTÁCIO-SE), Licenciado em Matemática (UFS); Prof. Titular de Educação Matemática do Instituto Federal de Sergipe (IFS/Campus Aracaju).

Jackelyne de Souza Medrado, Professora do Instituto Federal Goiano

Licenciada em Matemática (2010) pela Universidade Estadual de Goiás UEG. Especialista em Educação Matemática (2013). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (2014) pela Universidade Federal de Goiás UFG. Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. 

Gabriele Souza de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Mamtemática-PPGECIMA. Especialista em Educação matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual da Bahia - Campus II.  Docente da Rede Pública Estadual de Ensino. 

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Publicado
2023-05-03
Como Citar
Vieira Leite, E., Silva da Fonseca, L., de Souza Medrado, J., & Souza de Carvalho, G. (2023). AUTORREALIZAÇÃO E SAÚDE MENTAL. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e64248. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.64248