BULLYING, MAUS-TRATOS E DESEMPENHO ESCOLAR

Palavras-chave: Bullying, Desempenho escolar, Maus tratos, Popularidade

Resumo

O objetivo deste artigo foi verificar a relação do desempenho escolar e popularidade entre pares com a violência escolar, sob as formas de maus-tratos e de bullying. A hipótese que permeia este estudo é que os alunos que apresentam pior desempenho e são considerados populares, devido ao medo que suscitam nos colegas, têm maior participação nos fenômenos de maus-tratos e de bullying. Foram aplicados instrumentos de pesquisa a 82 estudantes dos sextos anos do ensino fundamental de três escolas paulistanas: Escala de Desempenho Escolar, Escala de Popularidade e Escala de Maus-tratos e bullying. Os resultados indicam tendências de relação entre a popularidade negativa (devida ao medo e ao destaque na disciplina Educação Física) e a prática de maus-tratos, e relação invertida entre os que têm um bom desempenho nas disciplinas e a prática de maus-tratos. A importância de estar incluído na cultura, por meio da educação escolar, parece ser um bom método para o enfrentamento a esses tipos de hostilidades.

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Biografia do Autor

Dora Serrer Rufo, Faculdade de educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Graduada em história e pedagogia pela USP, mestra em educação pela Faculdade de Educação (FEUSP-USP), doutoranda pela FEUSP, atua como professora na rede municipal de São Paulo.

Fabiane da Silva Reginaldo

Graduada em Letras (Faculdades Oswaldo Cruz- FOC-SP), Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), Especialização em Gênero e Sexualidade (UERJ-RJ). Professora da rede municipal de São Paulo.

José Leon Crochick, Instituto Singularidade/Unifesp/USP

Professor Sênior do Instituto de Psicologia da USP; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Doutor em Psicologia.

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Publicado
2023-05-16
Como Citar
Serrer Rufo, D., da Silva Reginaldo, F., & Crochick, J. L. (2023). BULLYING, MAUS-TRATOS E DESEMPENHO ESCOLAR. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e67926. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.67926