A defesa da ética e dos direitos humanos no contexto de superação das intolerâncias religiosas: pensando o ensino religioso escolar para além de práticas proselitistas e catequéticas

  • Ana Cássia Gabriel SEED PR
  • Alfredo Moreira da Silva Júnior UENP
Palavras-chave: Ciências da Religião, Direitos Humanos, Ensino Religioso Escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo uma discussão interdisciplinar entre ensino religioso e direitos humanos. Dentro das temáticas que dialogam com os direitos humanos na área das ciências da religião, faz-se pertinente uma discussão a respeito da superação da intolerância religiosa para uma constante reflexão da afronta que tais práticas representam contra a vivência ética. Neste artigo, como pressuposto, destaca-se a ética do respeito nas aulas de ensino religioso, no sentido de esclarecer sobre as diversas perspectivas religiosas, em busca da promoção da dignidade humana. Propõe-se um diálogo com os preceitos da Constituição Federal, o artigo 5º, inciso VI e VIII, que legitima a liberdade de expressão religiosa, filosófica, assegurando que todas as pessoas podem escolher livremente sua expressão religiosa no território brasileiro

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Biografia do Autor

Ana Cássia Gabriel, SEED PR

Professora de Sociologia da Rede Estadual do Paraná (SEED PR). Licenciada em Ciências Sociais (UNIMES) e Bacharel em Direito (UNIFIO). Pós graduanda em Ciências Humanas pela PUC RS. 

Alfredo Moreira da Silva Júnior, UENP

Professor Associado e Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UENP/ Campus Jacarezinho

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Publicado
2025-04-14
Como Citar
Gabriel, A. C., & Silva Júnior, A. M. da. (2025). A defesa da ética e dos direitos humanos no contexto de superação das intolerâncias religiosas: pensando o ensino religioso escolar para além de práticas proselitistas e catequéticas. Teoria E Prática Da Educação, 28(1), e72618. https://doi.org/10.4025/tpe.v28i1.72618