Afetividade nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial

Keywords: Physical Education in School, Affectivity, Ethical Coexistence, Self-awareness, Emergency Remote Teaching.

Abstract

The objective of this research was to analyze the integration of affectivity in physical education video lessons for elementary school during Emergency Remote Education (ERE). It was a documentary research analyzing videos from the first semester of 2021, targeting students from the 1st to 3rd grade in the Municipal Education Network of Curitiba. Affectivity was related and categorized into: Ethical coexistence and Self-awareness. In the area of ethical coexistence, video lessons addressed human principles and values through reflections, positive discourse, and visual interactions; however, the presentation of challenging moral dilemmas was lacking. As for self-awareness, the video lessons included moments of reflection on emotions, practical activities, and positive discourses related to self-body awareness. Pedagogical strategies facilitated the development of affectivity during ERE, but the conditions of social distancing limited the ideal learning experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kerollin Pypcak Okubo Esteves, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Graduada em Licenciatura da Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2005).Possui especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade São Braz (2016).Possui aperfeiçoamento em Inteligência Emocional e Saúde Mental pelo Instituto Criap da cidade de Porto, Portugal (2019).Possui aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Paraná (2015).Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2012.Membro do Projeto de Extensão Corpo e Movimento (UFPR) desde 2020.Supervisora de Estágio de estudantes de Prática de Ensino de Educação Física da UFPR desde 2018.

Denise Corrêa da Luz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2009, Técnica de Equipe de Corrida de Orientação Estudantil desde 2016. Possui especialização em Atividade Física e Saúde pela UFPR (2009); e Gestão Escolar, pela FAPI (PR) 2015. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Membro dos grupos de Pesquisa: GEL-UEM (Grupo de Estudos do Lazer) e GEEFE-UEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Política Educacionais).

References

Abed, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.

Araújo, U. F. O ambiente escolar cooperativo e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal. Educação Temática Digital, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–12, 2009. DOI: 10.20396/etd. v2i2.1067. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1067. Acesso em: 21 jul. 2023.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 jul. 2023.

Curitiba. Decreto n. 421, de 10 de março de 2020. Declara Situação de Emergência em Saúde Pública, em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID 19). Disponível em: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2020/00301049.pdf. Acesso em: Acesso em: 21 jul. 2023.

________. Decreto n. 525, de 9 de março de 2021. Suspende as aulas presenciais nas unidades pertencentes à Rede Municipal de Ensino, mantido o atendimento no formato remoto previsto no Decreto Municipal n.º 260, de 9 de fevereiro de 2021 e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/pr/c/curitiba/decreto/2021/66/662/decreto-n-662-2021-suspende-as-aulas-presenciais-nas-unidades-pertencentes-a-rede-municipal-de-ensino-mantido-o-atendimento-no-formato-remoto-previsto-no-decreto-municipal-n-260-de-9-de-fevereiro-de-2021-e-da-outras-providencias Acesso em: 21 jul. 2023.

________. Instrução normativa n. 2, de 15 de abril de 2020. Estabelece orientações para realização das atividades pedagógicas para a Educação Infantil (Pré-Escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I e Educação Especial das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em decorrência da pandemia causada pela COVID-19. Disponível em: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2020/00296861.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.

Dani, L. S. C.; Beling, V. J. B. Os conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seus entrelaçamentos na construção da personalidade moral. X Congresso Nacional de Educação. Anais eletrônicos.... p.9452–9462, 2011. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). https://www.yumpu.com/pt/document/view/50349071/os-conflitos-e-os-sentimentos-presentes-na-relacao-pedagogica-e- Acesso em: 23 jul. 2023.

Ferreira, G. R.; Ribeiro, P. R. M. A importância da afetividade na educação. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 21, n. 1, p. 88–103, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12003/8647. Acesso em: 23 jul. 2023.

Frick, L. T.; Menin, M. S. D. S.; Tognetta, L. R. P.; Del Barrio, C. Estratégias antibullying para o ambiente escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 3, p. 1152–1181, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12380. Acesso em: 23 jul. 2023.

Impolcetto, F. M.; Darido, S. C. Ética como tema transversal: possibilidades de aplicação nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, v. 13, n. 1, p. 14–23, 2007. Rio Claro. Disponível em: http://www.periodicos.rc. biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/575/738. Acesso em> 23 jul. 2023.

La Taille, Y. DE. Moral e ética: Uma leitura psicológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. Especial, p. 105–114, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/q3bqSwJ3MYGgzm8LcckVW6K/ abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2023.

Ludke, M.; AndrÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária (EPU), v. 5, n. 31, 1986.

Machado, R. B.; Fonseca, D. G.; Medeiros, F. M.; FernandeS, N. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, v.26, p. e26080, jan./dez. 2020. Disponível em https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/106233. Acesso em: 23 jul. 2023.

Marin, A. H.; Silva, C. T. DA; Andrade, E. I. D.; Bernardes, J.; Fava, D. C. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 13, n. 2, p. 92–103, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v13n2/v13n2a04.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.

Mello, T. L.; Campos, D. A. de. Situações de Violência nas Aulas de Educação Física e a Prática Pedagógica do Professor. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, p. 740–750, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285. Acesso em: 23 jul. 2023.

Menin, M. S. D. S. Adesão a Valores Sociomorais Na Contemporaneidade: Um Estudo Com Escolares De Ensino Fundamental E Médio. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 11, n. Especial, p. 86–122, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/ article/view/8903. Acesso em: 23 jul. 2023.

Menin, M. S. DE S.; Trevisol, M. T. C.; Zechi, J. A. M.; Bataglia, P. U. R. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 1, p. 1–17, 2017. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3449. Acesso em: 23 jul. 2023.

Queirós, M. Inteligência Emocional: aprenda a ser feliz. Porto: Porto Editora, 2014.

Quintilio, N. K. Das vivências às experiências significativas: os valores olímpicos como mobilizadores das habilidades socioemocionais por meio do esporte educacional. [tese] Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-22102021-121351/pt-br.php. Acesso em: 21 de julho de 2023.

SILVA, F. G. Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psicol. educ. [online]. 2009, n.28, p. 169-195. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 jul. 2023.

SILVA, L. M. F.; VINHA, T. P. Os conflitos entre alunos de 8 e 9 anos: a provocação e a reação ao comportamento perturbador. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 12, n. 33, p. 1901–1918, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10368. Acesso em: 23 jul. 2023.

TOGNETTA, L. R. P. Educação dos sentimentos: um caminho para a paz. Revista de Educação do Cogeime, v. 14, n. 27, p. 23–32, 2005. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/viewFile/648/592. Acesso em: 23 jul. 2023.

TOGNETTA, L. R. P.; ASSIS, O. Z. M. DE. A construção da solidariedade na escola: As virtudes, a razão e a afetividade. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 1, p. 49–66, 2006. São Paulo. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/8dnsH5F6w43DDrLv5RvtPNC/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 23 jul. 2023.

VINHA, T.; NUNES, C.; MORO, A. Contemporaneidade e a convivência democrática na escola. Schème Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 11, n. Especial, p. 123–158, 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/8904. Acesso em: 23 jul. 2023.
Published
2024-08-05
How to Cite
Pypcak Okubo Esteves, K., Corrêa da Luz, D., & Aparecido Bassoli de Olivera, A. (2024). Afetividade nas aulas de Educação Física durante o Ensino Remoto Emergencial. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e70166. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.70166