Formação de professores e interculturalidade: uma revisão de literatura

  • Gilberto Ferreira da Silva UNilasalle

Resumen

A discussão sobre a diversidade cultural envolve, necessariamente, uma reflexão sobre as identidades
culturais, sobre o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais no campo da formação de professores,
exigindo uma postura coerente daqueles que se preocupam com a educação voltada para a transformação das
práticas educativas. De posse do estado da arte nesse campo, duas questões emergem: Como estão sendo
vislumbrados os processos formativos no contexto da multiculturalidade? Como se dá a problematização das
identidades culturais dos educadores? Quais são os desafios postos no contexto brasileiro que cobram um
enfretamento propositivo no campo da pesquisa? Recorrendo a literatura sobre o assunto, discutem-se estas
questões, apontando para a necessidade de um investimento na pesquisa sobre o fenômeno da
multiculturalidade que permita conhecer as complexas redes cotidianas do fazer educativo nas quais se
movimentam os sujeitos formadores. Assim como a necessária problematização das identidades a partir do
abandono de categorias fixas e rígidas para a assunção de uma perspectiva híbrida onde as mesclas e misturas
são elementos fecundantes de novas práticas.

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Biografía del autor/a

Gilberto Ferreira da Silva, UNilasalle
Pós-doutorado em Educação Universidade de Barcelona Professor e pesquisador do Unilasalle Mestrado em Educação
Publicado
2013-09-01
Cómo citar
Silva, G. F. da. (2013). Formação de professores e interculturalidade: uma revisão de literatura. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 105-114. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.14997
Sección
Artigos