Formação de professores e interculturalidade: uma revisão de literatura
Résumé
A discussão sobre a diversidade cultural envolve, necessariamente, uma reflexão sobre as identidades
culturais, sobre o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais no campo da formação de professores,
exigindo uma postura coerente daqueles que se preocupam com a educação voltada para a transformação das
práticas educativas. De posse do estado da arte nesse campo, duas questões emergem: Como estão sendo
vislumbrados os processos formativos no contexto da multiculturalidade? Como se dá a problematização das
identidades culturais dos educadores? Quais são os desafios postos no contexto brasileiro que cobram um
enfretamento propositivo no campo da pesquisa? Recorrendo a literatura sobre o assunto, discutem-se estas
questões, apontando para a necessidade de um investimento na pesquisa sobre o fenômeno da
multiculturalidade que permita conhecer as complexas redes cotidianas do fazer educativo nas quais se
movimentam os sujeitos formadores. Assim como a necessária problematização das identidades a partir do
abandono de categorias fixas e rígidas para a assunção de uma perspectiva híbrida onde as mesclas e misturas
são elementos fecundantes de novas práticas.
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