FORMAS DE PRIVATIZACIÓN DEL CURRÍCULO: ANÁLISIS DE LA PROPUESTA PEDAGÓGICA DE SABER IGUAL-PPSI EN EL MUNICIPIO DE BOA VISTA-RR

Résumé

Diante do processo de privatização da educação em tempos de neoliberalismo, buscou-se estudar os efeitos da proposta pedagógica curricular nas escolas do município de Boa Vista-RR. O objetivo é analisar a Proposta Pedagógica Saber Igual-PPSI, identificando que as atividades desenvolvidas nas escolas estão ajustadas a mercantilização da educação. Fundamentou com base em autores como Saviani (2011), Marx (2017) e Mészaros (2008). A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica com literatura da Pedagogia Histórico-Crítica – PHC de Saviani (2011), de natureza documental analisando a Proposta Pedagógica Saber Igual - PPSI e de natureza empírica através de entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados revelam que a proposta contribui para privatização do currículo, revelando que a atividade docente está estruturada na tendência liberal/tradicional/tecnicista, pois os professores são meros executores do conteúdo programático.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Selma Suely Baçal de Oliveira

Professora do Programa de Doutorado em Educação – PPGE da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Références

ALTHUSSER. L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Tradução de Joaquim Moura. Lisboa, editora presença, 1980.
ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3º ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 2005.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. www.portal.inep.gov.br. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. – Petrópolis, RJ: vozes, 2012.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica. 4.ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2007.
INSTITUTO MILENIUM DE EDUCAÇÃO. www.institutomillenium.org.br. Acesso em outubro de 2017.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 10. ed. São Paulo, Loyola, 1984.
OLIVERIA, J. B. Cadernos Pedagógicos Curriculares. 3ª ed. Brasília: Instituo Alfa e Beta, 2008.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital; tradução Rubens Enderle. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MÉSZAROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.) pedagogia histórico- crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
TONET, I. Educação contra o capital. 3ª ed. São Paulo, 2016.
LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2ª ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
Publiée
2020-08-11
Comment citer
Feitosa, O. L., & Selma Suely Baçal de Oliveira. (2020). FORMAS DE PRIVATIZACIÓN DEL CURRÍCULO: ANÁLISIS DE LA PROPUESTA PEDAGÓGICA DE SABER IGUAL-PPSI EN EL MUNICIPIO DE BOA VISTA-RR. Teoria E Prática Da Educação, 23(1), 03-21. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.50437
Rubrique
Artigos