FORMAS DE PRIVATIZACIÓN DEL CURRÍCULO: ANÁLISIS DE LA PROPUESTA PEDAGÓGICA DE SABER IGUAL-PPSI EN EL MUNICIPIO DE BOA VISTA-RR
Résumé
Diante do processo de privatização da educação em tempos de neoliberalismo, buscou-se estudar os efeitos da proposta pedagógica curricular nas escolas do município de Boa Vista-RR. O objetivo é analisar a Proposta Pedagógica Saber Igual-PPSI, identificando que as atividades desenvolvidas nas escolas estão ajustadas a mercantilização da educação. Fundamentou com base em autores como Saviani (2011), Marx (2017) e Mészaros (2008). A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica com literatura da Pedagogia Histórico-Crítica – PHC de Saviani (2011), de natureza documental analisando a Proposta Pedagógica Saber Igual - PPSI e de natureza empírica através de entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados revelam que a proposta contribui para privatização do currículo, revelando que a atividade docente está estruturada na tendência liberal/tradicional/tecnicista, pois os professores são meros executores do conteúdo programático.
Téléchargements
Références
ARANHA, M. L. de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3º ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 2005.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. www.portal.inep.gov.br. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 5. ed. – Petrópolis, RJ: vozes, 2012.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica. 4.ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2007.
INSTITUTO MILENIUM DE EDUCAÇÃO. www.institutomillenium.org.br. Acesso em outubro de 2017.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 10. ed. São Paulo, Loyola, 1984.
OLIVERIA, J. B. Cadernos Pedagógicos Curriculares. 3ª ed. Brasília: Instituo Alfa e Beta, 2008.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital; tradução Rubens Enderle. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MÉSZAROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.) pedagogia histórico- crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
TONET, I. Educação contra o capital. 3ª ed. São Paulo, 2016.
LESSA, S.; TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. 2ª ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.