FORMAS DE PRIVATIZAÇÃO DO CURRÍCULO: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA SABER IGUAL-PPSI NO MUNICIPIO DE BOA VISTA-RR

Palavras-chave: Histórico-crítica. Formação. Prática Docente. Proposta Pedagógica.

Resumo

Diante do processo de privatização da educação em tempos de neoliberalismo, buscou-se estudar os efeitos da proposta pedagógica curricular nas escolas do município de Boa Vista-RR. O objetivo é analisar a Proposta Pedagógica Saber Igual-PPSI, identificando que as atividades desenvolvidas nas escolas estão ajustadas a mercantilização da educação. Fundamentou com base em autores como Saviani (2011), Marx (2017) e Mészaros (2008). A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica com literatura da Pedagogia Histórico-Crítica – PHC de Saviani (2011), de natureza documental analisando a Proposta Pedagógica Saber Igual - PPSI e de natureza empírica através de entrevistas com professores da rede municipal. Os resultados revelam que a proposta contribui para privatização do currículo, revelando que a atividade docente está estruturada na tendência liberal/tradicional/tecnicista, pois os professores são meros executores do conteúdo programático.

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Biografia do Autor

Selma Suely Baçal de Oliveira

Professora do Programa de Doutorado em Educação – PPGE da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

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Publicado
2020-08-11
Como Citar
Feitosa, O. L., & Selma Suely Baçal de Oliveira. (2020). FORMAS DE PRIVATIZAÇÃO DO CURRÍCULO: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA SABER IGUAL-PPSI NO MUNICIPIO DE BOA VISTA-RR. Teoria E Prática Da Educação, 23(1), 03-21. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.50437
Seção
Artigos