A formação de professores no contexto do neoliberalismo e da pós-modernidade: inconsistência teórica e fragilidade prática
Résumé
O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação de professores no contexto neoliberal e pós-moderno. Para tanto, assumindo como referencial teórico o materialismo histórico-dialético, entende-se que as concepções pedagógicas presentes na educação básica também são orientadoras da formação inicial de professores e correspondem a um ideal de sociedade e de formação do ser humano. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica para compreender os princípios orientadores da formação de professores requeridos pelo atual modelo de sociedade (neoliberal e pós-moderno). Os interesses do capital se voltam para a manutenção estrutural desse modelo e, para tanto, reproduz por meio da educação, metodologias e conteúdos que correspondam aos seus anseios. Os resultados evidenciam que, no caso da formação de professores, o modelo formativo ocorre por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, prezando pela flexibilização de conteúdos pragmáticos e a redução da importância do conhecimento teórico. A fim de contrapor tal modelo formativo, torna-se imprescindível a defesa de conteúdos teóricos na formação inicial de professores que explicitem os pressupostos ideológicos e filosóficos que compõem as concepções pedagógicas, de modo que os licenciados sejam capazes de realizar escolhas fundamentadas para a prática pedagógica.
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