A formação de professores no contexto do neoliberalismo e da pós-modernidade: inconsistência teórica e fragilidade prática

Abstract

O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação de professores no contexto neoliberal e pós-moderno. Para tanto, assumindo como referencial teórico o materialismo histórico-dialético, entende-se que as concepções pedagógicas presentes na educação básica também são orientadoras da formação inicial de professores e correspondem a um ideal de sociedade e de formação do ser humano. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica para compreender os princípios orientadores da formação de professores requeridos pelo atual modelo de sociedade (neoliberal e pós-moderno). Os interesses do capital se voltam para a manutenção estrutural desse modelo e, para tanto, reproduz por meio da educação, metodologias e conteúdos que correspondam aos seus anseios. Os resultados evidenciam que, no caso da formação de professores, o modelo formativo ocorre por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, prezando pela flexibilização de conteúdos pragmáticos e a redução da importância do conhecimento teórico. A fim de contrapor tal modelo formativo, torna-se imprescindível a defesa de conteúdos teóricos na formação inicial de professores que explicitem os pressupostos ideológicos e filosóficos que compõem as concepções pedagógicas, de modo que os licenciados sejam capazes de realizar escolhas fundamentadas para a prática pedagógica.

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Biografie autore

Julie Akemi Tobias Tsukuda, UNESP

Doutoranda em Educação Escolar pela Unesp - Araraquara. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Eliza Maria Barbosa, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita"

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Assistente Doutor II do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara. 

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Pubblicato
2024-05-14
Come citare
Tobias Tsukuda, J. A., & Barbosa, E. M. (2024). A formação de professores no contexto do neoliberalismo e da pós-modernidade: inconsistência teórica e fragilidade prática. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e71089. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.71089
Sezione
Artigos