PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA: COMO ARTICULAR OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

HOW TO ARTICULATE THE PHYSICAL EDUCATION KNOWLEDGE IN THE PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR CHILDHOOD EDUCATION?

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos/as extensionistas de um projeto de extensão sobre as ações oportunizadas pelo projeto no que tange a articulação dos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil. Participaram da pesquisa extensionistas pertencentes aos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia de uma universidade federal brasileira. Para a produção dos dados foram analisados os registros dos Diários de Campo dos/as extensionistas e duas entrevistas, utilizando a técnica de grupo focal. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. De acordo com as categorias criadas, observou-se que as ações do projeto estão proporcionando a articulação dos conhecimentos da Educação Física com aqueles da Educação Infantil. Nota-se, que essa articulação está acontecendo, especialmente, por meio das brincadeiras que envolvem a movimentação ampla do corpo das crianças atendidas.

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Biografie autore

Wendell Conceição Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Licenciando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista EPEC Pesquisa Furg 2022-2023. Acadêmico do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF).

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas e professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF).

Rafaela de Pinho Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Licencianda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista EPEC Extensão Furg 2022-2023. Acadêmica do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF).

Valério da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grade - Furg

Licenciando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande. Acadêmico do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF).

Marília Zuchoski Neves, Universidade Federal do Rio Grade - Furg

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF).

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Pubblicato
2023-12-01
Come citare
Conceição Ferreira, W., Toaldo Gentilini Avila, L., de Pinho Oliveira, R., da Silva Ribeiro, V., & Zuchoski Neves, M. (2023). PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA: COMO ARTICULAR OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e69270. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.69270
Sezione
Artigos