PROJETO DE EXTENSÃO MOVIMENTA: COMO ARTICULAR OS CONHECIMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
HOW TO ARTICULATE THE PHYSICAL EDUCATION KNOWLEDGE IN THE PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR CHILDHOOD EDUCATION?
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos/as extensionistas de um projeto de extensão sobre as ações oportunizadas pelo projeto no que tange a articulação dos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil. Participaram da pesquisa extensionistas pertencentes aos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia de uma universidade federal brasileira. Para a produção dos dados foram analisados os registros dos Diários de Campo dos/as extensionistas e duas entrevistas, utilizando a técnica de grupo focal. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. De acordo com as categorias criadas, observou-se que as ações do projeto estão proporcionando a articulação dos conhecimentos da Educação Física com aqueles da Educação Infantil. Nota-se, que essa articulação está acontecendo, especialmente, por meio das brincadeiras que envolvem a movimentação ampla do corpo das crianças atendidas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Avila, L. T. G., Bandeira, C. C., Marques, K. O., Rodrigues, L. S., Corrêa, R. V. & Domingues, V. P. (2020). Implicações de um projeto de extensão para professores e crianças da educação infantil. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 17 (37), 34-47. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n37p34
Ayoub, E. (2005). Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 26 (3), 143-158.
Bandeira, C. C., Marques, K. O., Lemos, M. D., Pereira, S. S., Domingues, V. P. & Avila, L. T. G. (2021). Educação Infantil em Tempos de Pandemia. Pedagogia em Ação, 17 (3), 21-33.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Borre, L., & Reverdito, R. S. (2019). Educação Física na Educação Infantil: tempos, espaços e os direitos da criança. Corpoconsciência, 23 (2), 96-108. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8627
Brasil. (2009). Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB Nº5/2009. Define Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil. Brasília, DF.
Brasil. 1996. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal.
Brasil. (2016). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
Cavalaro, A. G., & Muller, V. R. (2009). Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, 34, 241-250. Recuperado de: http://educa.fcc.org.br/pdf/er/n34/n34a15
Gallahue, D. L., Ozmun, J. C., & Goodway, J. D. (2013). Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7 ed. Porto Alegre: AMGH Editora.
Guirra, F. J. S., & Prodócimo, E. (2010). Trabalho corporal na Educação Infantil: afinal, quem deve realizá-lo? Motriz, 16 (3), 708-713. DOI: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p708
Marcelo, C., Gallego-Domínguez, C., Murillo-Estepa, P., & Marcelo-Martinez, P. (2018). Aprender a acompañar: Análisis de diarios reflexivos de mentores en un programa de inducción. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 22 (1), 477-496. Recuperado de: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/9937/8060
Martins, R. L. R., Tostes, L. F., & Mello, A. S. (2018). EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de educação física. Movimento, 24 (3), 705-720. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77519
Mello, A. S., Zandominegue, B. A. C., Barbosa, R. F. M., Martins, R. L. D. R., & Santos, W. (2016). A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, 28 (48), 130-149. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p130
Neves, M. Z., Rodrigues, L. S., Pinto, J. B., Dias Lemos, M., Pereira, S. S., Coelho, D., & Avila, L. T. G. (2022). A educação física na educação infantil a partir do projeto de extensão movimenta. In Anais do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (p.1-4). Chapecó, PR. Recuperado de: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/seurs
Sayão, D. T. (2002). Corpo e Movimento: Notas para problematizar algumas questões relacionadas à Educação Infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 23 (2), 55-67. Recuperado de: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/270/253
Tani, G. (2008). Abordagem Desenvolvimentista: 20 anos depois. Journal of Physical Education, 19 (3), 313-331. DOI: 10.4025/reveducfis.v19i3.5022
Copyright (c) 2023 Teoria e Prática da Educação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.