Seleção de diretores escolares no Rio de Janeiro: as credenciais meritocráticas sobre a formação dos candidatos

meritocratic credentials and the training of candidates

Abstract

O artigo apresenta os resultados da análise realizada entre abril a setembro de 2023, dos ordenamentos legais de 92 municípios do estado do Rio de Janeiro que tratam do processo de seleção de diretores escolares com foco na análise das credenciais meritocráticas presentes nos documentos oficiais. Investigamos de que maneira os municípios vão de encontro às normas burocráticas do plano formal legal que orienta a formação mínima para o exercício na direção de escolas públicas que contempla a licenciatura plena e/ou pós-graduação na área e experiência docente como requisitos de mérito. Como resultado, observamos que 11 municípios descumprem as orientações do plano burocrático formal no que se refere às regras preestabelecidas pelo Estado. Os resultados analisados apontam para o desalinho dos ordenamentos enquanto caráter protetivo das credenciais meritocráticas contíguo à legislação, que são pautadas na defesa dos profissionais do magistério e de seu campo de formação e de atuação na escola.

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Biografie autore

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação. Licenciada em Pedagogia. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Observatório da Gestão Democrática da Educação Pública da Faculdade de Educação da UFRJ (FE/UFRJ).

 

Marcela Moraes de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Minho (UMinho). Mestre em Educação pela UFRJ. Licenciada em Pedagogia. Técnica em Assuntos Educacionais na Faculdade de Educação da UFRJ.Vice-coordenadora do Observatório da Gestão Democrática da Educação Pública da Faculdade de Educação da UFRJ (FE/UFRJ).

Clara Tavares Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Pedagogia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fernanda Cardoso Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Pedagogia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Carina Guimarães dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Pedagogia. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Pubblicato
2024-11-11
Come citare
Patti do Amaral, D., Moraes de Castro, M., Tavares Pereira, C., Cardoso Patti do Amaral, F., & Guimarães dos Santos, C. (2024). Seleção de diretores escolares no Rio de Janeiro: as credenciais meritocráticas sobre a formação dos candidatos. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e72903. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.72903
Sezione
Artigos