Educação escolar indígena a partir da revisão sistemática de literatura

Palavras-chave: educação indígena, revisão sistemática, educação básica, práticas educacionais.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar algumas reflexões acerca da educação escolar indígena, seus pressupostos teóricos, assim como verificar quais são as práticas educacionais que vêm sendo utilizadas em diversas regiões do Brasil e até mesmo no exterior.  A teoria aqui construída está embasada em obras analisadas com esse mesmo intuito. Para isso, foi feito um recorte e, na sequência, foram analisados os resumos dos trabalhos apresentados. Foram utilizados como metodologia a revisão sistemática, o “Méthodo Ordinathio”, cuja a finalidade é a de estabelecer critérios para a seleção das obras. Assim, os trabalhos analisados foram aqueles realizados no período de 1998 a 2023. Os resultados apontaram que a educação indígena, no contexto da Educação Básica, ainda precisa ser registrada, discutida, além de ampliação e divulgação entre os pares e a comunidade cientifica.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida de Oliveira Collares Collares, Unicentro

Professora do Departamento de Pedagogia/ Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro. Formada em Pedagogia/ pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Mestre em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutoranda do Programa de Pós-Graduação  em Desenvolvimento Comunitário/Unicentro/Irati.

Silvio Roberto Stéfani, Unicentro

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002), Especialista em Ensino e Especialista em Relações Pública Empresariais / UEL. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1994). Atuou na docência na UEL, UNOPAR e Faculdades Novo Ateneu de Guarapuava. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO – PPGADM. Pesquisador PqC.

Referências

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Publicado
2024-10-22
Como Citar
Collares, S. A. de O. C., & Stéfani, S. R. (2024). Educação escolar indígena a partir da revisão sistemática de literatura. Teoria E Prática Da Educação, 27(1), e73315. https://doi.org/10.4025/tpe.v27i1.73315