AS INTENCIONALIDADES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Résumé

O artigo objetiva o estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e busca a compreensão das intencionalidades deste como Política Educacional. O problema de investigação concentrou-se no questionamento: “Quais as intencionalidades do PNAIC para a educação no Brasil?”. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, com investigação documental e bibliográfica, em que foram utilizadas fontes primárias e fontes secundárias, fundamentadas em estudiosos da temática na atualidade. Inicialmente, contextualiza-se a história das políticas de alfabetização no Brasil, para então avançar ao objeto de pesquisa – o PNAIC. Conclui-se que o PNAIC foi uma política importante, que procura agir de forma a garantir o acesso à alfabetização. Todavia, no contexto em que a Política de Avaliação da Educação Básica - SAEB é central, preocupa-se mais com indicativos quantitativos, se comparados à qualidade do ensino e, assim, torna-se um programa viável para atender às necessidades de aumento dos índices de alfabetização.

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Bibliographies de l'auteur

Márcia Cossetin, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestra e Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Graduada Pedagogia pela mesma Universidade. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humana e Sociais no Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT.  Desenvolve pesquisas na área da Educação nos seguintes temas: Políticas Educacionais para Educação Básica; Privatização da Educação. 

 

Vanessa Pilarski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - 2018. Atuou como bolsista PIDID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atualmente, atua como professora da Educação Básica na rede privada de ensino no município de Cascavel - PR.

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Publiée
2020-08-11
Comment citer
Cossetin, M., & Vanessa Pilarski. (2020). AS INTENCIONALIDADES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL . Teoria E Prática Da Educação, 23(1), 127-144. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.51194
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Artigos