Contextualismo linguístico: contexto histórico, pressupostos teóricos e contribuições para a escrita da história da educação

  • Carlos Eduardo Vieira Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná
Palavras-chave: história intelectual, História da Educação, contextualismo linguístico, Skinner, Pocock

Resumo

O contextualismo linguístico (CL), cujas origens estão na escrita da história do pensamento político, disseminou-se e se tornou uma das mais importantes referências também no debate de questões atinentes à história intelectual. Considerando que os historiadores Skinner e Pocock estão entre os seus principais formuladores, suas obras de caráter metodológicoforam definidas como fontes deste estudo. A análise está dividida em trêspartes. Na primeira, procura-se identificar a emergência do projeto intelectual do CL; na segunda, explora-se a arquitetura lógica da teoria e, na terceira, analisa-se o foco do CL no exame do funcionamento da linguagem e na questão do protagonismo do sujeito na história. Nas conclusões, aborda-seo potencial dessa proposição para a escrita da história da educação.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Vieira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná
Doutor em história e filosofi a da educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi co e Tecnológico (CNPq); coordenador do Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2005-2007); coordenador do Grupo de Pesquisa História Intelectual da Educação (GPHIE-UFPR).
Publicado
2017-07-24
Como Citar
Vieira, C. E. (2017). Contextualismo linguístico: contexto histórico, pressupostos teóricos e contribuições para a escrita da história da educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(3[46]), 31 - 55. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38432