<b>Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas</b>
Resumo
Este trabalho objetiva demonstrar como a educação escolar foi utilizada pelo projeto de nacionalização. Foram analisadas fontes primárias de escolas dos anos 1930-1940. Investigamos as estratégias para a formação da brasilidade que buscaram transformar as escolas alemãs nas comunidades catarinenses, usando a gestão e as práticas pedagógicas para a construção de valores e atitudes patrióticos. No escopo de reconfigurar a particular organização das instituições escolares, buscou-se a eliminação e transformação de aspectos de sua identidade. As políticas educacionais e práticas educativas visaram desenvolver as atitudes prescritas pelo nacionalismo, parametrizando por questões étnico-culturais o processo histórico de configuração da escola primária.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.