<b>Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas</b>

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de São Carlos

Résumé

Este trabalho objetiva demonstrar como a educação escolar foi utilizada pelo projeto de nacionalização. Foram analisadas fontes primárias de escolas dos anos 1930-1940. Investigamos as estratégias para a formação da brasilidade que buscaram transformar as escolas alemãs nas comunidades catarinenses, usando a gestão e as práticas pedagógicas para a construção de valores e atitudes patrióticos. No escopo de reconfigurar a particular organização das instituições escolares, buscou-se a eliminação e transformação de aspectos de sua identidade. As políticas educacionais e práticas educativas visaram desenvolver as atitudes prescritas pelo nacionalismo, parametrizando por questões étnico-culturais o processo histórico de configuração da escola primária.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Integra o grupo de pesquisa Sociologia e História da Educação.

Publiée
2012-01-08
Comment citer
Santos, A. V. dos. (2012). <b>Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(3 [24]), 83-112. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38518