<b>Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas</b>

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Este trabalho objetiva demonstrar como a educação escolar foi utilizada pelo projeto de nacionalização. Foram analisadas fontes primárias de escolas dos anos 1930-1940. Investigamos as estratégias para a formação da brasilidade que buscaram transformar as escolas alemãs nas comunidades catarinenses, usando a gestão e as práticas pedagógicas para a construção de valores e atitudes patrióticos. No escopo de reconfigurar a particular organização das instituições escolares, buscou-se a eliminação e transformação de aspectos de sua identidade. As políticas educacionais e práticas educativas visaram desenvolver as atitudes prescritas pelo nacionalismo, parametrizando por questões étnico-culturais o processo histórico de configuração da escola primária.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor e pesquisador do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Integra o grupo de pesquisa Sociologia e História da Educação.

Publicado
2012-01-08
Cómo citar
Santos, A. V. dos. (2012). <b>Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(3 [24]), 83-112. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38518
Sección
Artículo original