<b>Nanette e Boné Preto vão à escola: conduta pessoal e escolarização nos anos de 1930</b>

  • André Luiz Paulilo Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: História da Criança, Escola Primária, Cultura Escolar, Educação Pública (1931-1939), Antropologia

Resumo

Este artigo analisa a presença de Nanette e Boné Preto na escola, tomando como fonte as fichas da Seção de Ortofrenia e Higiene Mental, publicadas por Arthur Ramos no livro A creança problema. A partir das ideias de Roberto Da Matta, foram investigadas as maneiras de a escola perceber a criança e determinadas atitudes de Nanette e Boné Preto na escola. O artigo intenta apreender algumas das dimensões da cultura infantojuvenil ali existente. A preocupação com a cultura escolar da criança despontou no âmbito de uma aproximação entre os estudos de História e Antropologia. A discussão inclui uma preocupação com a história dos tipos sociais e dos padrões de comportamento escolares. Por último, chama a atenção para algumas das dimensões da educação pública brasileira nos anos de 1930.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Professor Doutor no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas
Publicado
2013-09-03
Como Citar
Paulilo, A. L. (2013). <b>Nanette e Boné Preto vão à escola: conduta pessoal e escolarização nos anos de 1930</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(2[32]), 133-158. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38838
Seção
Artigos