Católicos para Deus e brasileiros para a pátria: os povos indígenas do alto Rio Negro e a Educação Escolar Salesiana (1960-1980)
Resumo
O artigo trata da educação escolar ofertada pela Ordem Salesiana para as populações indígenas do Rio Negro, Amazonas, Brasil, no período 1960-1980. Da perspectiva geral da colonização, analisa-se a pedagogia salesiana à luz da concepção de ensino-aprendizagem por transmissão, caudatária das teorias comportamentais da aprendizagem. Firmada no alicerce da centralidade do poder e do saber professoral, essa concepção relega o aluno a uma condição passiva no processo de aprendizagem. Assim, analisam-se os princípios, as estratégias, as ações norteadoras da pedagogia salesiana, bem como se entreveem sinais de resistência diante das relações intersocietárias hierarquizadas.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.