Católicos para Deus e brasileiros para a pátria: os povos indígenas do alto Rio Negro e a Educação Escolar Salesiana (1960-1980)

  • Mauro Gomes Costa Universidade do Estado do Amazonas

Résumé

O artigo trata da educação escolar ofertada pela Ordem Salesiana para as populações indígenas do Rio Negro, Amazonas, Brasil, no período 1960-1980. Da perspectiva geral da colonização, analisa-se a pedagogia salesiana à luz da concepção de ensino-aprendizagem por transmissão, caudatária das teorias comportamentais da aprendizagem. Firmada no alicerce da centralidade do poder e do saber professoral, essa concepção relega o aluno a uma condição passiva no processo de aprendizagem. Assim, analisam-se os princípios, as estratégias, as ações norteadoras da pedagogia salesiana, bem como se entreveem sinais de resistência diante das relações intersocietárias hierarquizadas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Mauro Gomes Costa, Universidade do Estado do Amazonas
Mauro Gomes da Costa, Doutor, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências/GEPFEEC, Universidade do Estado do Amazonas/UEA, Manaus, Amazonas, mcosta@uea.edu.br, Escola Normal Superior, Avenida Djalma Batista, 2470, Chapada, CEP 69050-010, Manaus, Amazonas.
Publiée
2017-12-02
Comment citer
Costa, M. G. (2017). Católicos para Deus e brasileiros para a pátria: os povos indígenas do alto Rio Negro e a Educação Escolar Salesiana (1960-1980). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 163 - 193. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40692