Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893)

  • Irma Rizzini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra Frota M. de Schueler Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Curso noturno, Escola municipal, História da Educação, Rio de Janeiro

Resumo

No artigo, investigamos as possibilidades, as tensões e os limites dos processos de escolarização de jovens e adultos, trabalhadores e pobres, na cidade do Rio de Janeiro, particularmente no caso do curso noturno oferecido pela Escola de São Sebastião. Criada em 1872, a escola estava localizada em área central, freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares. Por meio da análise serial do livro de matrículas da escola e também dos jornais de grande circulação, é possível perceber que o curso noturno recebeu importante contingente de alunos desde os com 10 anos de idade até jovens trabalhadores dedicados a ofícios e ocupações diversas. Tais alunos recorreram às aulas noturnas para se instruir nas primeiras letras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irma Rizzini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ; participa do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ). 

Alessandra Frota M. de Schueler, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; professora da Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF; participa do grupo de pesquisa História Social da Educação (UFF).

Como Citar
Rizzini, I., & Schueler, A. F. M. de. (1). Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893). Revista Brasileira De História Da Educação, 17(1[44]), 89 - 115. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40718