Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893)
Resumo
No artigo, investigamos as possibilidades, as tensões e os limites dos processos de escolarização de jovens e adultos, trabalhadores e pobres, na cidade do Rio de Janeiro, particularmente no caso do curso noturno oferecido pela Escola de São Sebastião. Criada em 1872, a escola estava localizada em área central, freguesia de Santana, um dos locais com o maior quantitativo de moradias de populares. Por meio da análise serial do livro de matrículas da escola e também dos jornais de grande circulação, é possível perceber que o curso noturno recebeu importante contingente de alunos desde os com 10 anos de idade até jovens trabalhadores dedicados a ofícios e ocupações diversas. Tais alunos recorreram às aulas noturnas para se instruir nas primeiras letras.
Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.