Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961)

  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Márcia Cabral da Silva Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Palavras-chave: Cultura escrito, . livros didáticos, ensino de leitura, escola primária, Paranaíba/MS

Resumo

Neste estudo, analisam-se a produção e a circulação de materiais didáticos para ensino de leitura e de escrita na escola primária no município de Paranaíba/MS entre 1928 e 1961, tendo como fontes principais os livros didáticos: cartilhas, paleógrafos, livros de leitura. Tratadas como um objeto complexo, resultado de um conjunto de relações, essas fontes são problematizadas em sua natureza e conforme os agentes sociais envolvidos. Com base no conceito de função (Choppin, 2004), analisa-se o investimento feito no período para se ensinar a ler e a escrever à luz desses dispositivos. Os resultados alcançados indicam que os livros didáticos circularam naquele contexto e conformaram amplamente a cultura escolar de Paranaíba/MS à época. 

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Biografia do Autor

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Doutorado em Educação (Unesp) (2006); Pós-doutorado em Educação Escolar (2011); Pós-doutorado em Educação (2014). 
Márcia Cabral da Silva, Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Doutorado em Teoria e História Literária (IEL/Unicamp) (2004). 
Publicado
2016-03-24
Como Citar
Bertoletti, E. N. M., & Silva, M. C. da. (2016). Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 373 - 403. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40777