Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961)

  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Márcia Cabral da Silva Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Résumé

Neste estudo, analisam-se a produção e a circulação de materiais didáticos para ensino de leitura e de escrita na escola primária no município de Paranaíba/MS entre 1928 e 1961, tendo como fontes principais os livros didáticos: cartilhas, paleógrafos, livros de leitura. Tratadas como um objeto complexo, resultado de um conjunto de relações, essas fontes são problematizadas em sua natureza e conforme os agentes sociais envolvidos. Com base no conceito de função (Choppin, 2004), analisa-se o investimento feito no período para se ensinar a ler e a escrever à luz desses dispositivos. Os resultados alcançados indicam que os livros didáticos circularam naquele contexto e conformaram amplamente a cultura escolar de Paranaíba/MS à época. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Doutorado em Educação (Unesp) (2006); Pós-doutorado em Educação Escolar (2011); Pós-doutorado em Educação (2014). 
Márcia Cabral da Silva, Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Doutorado em Teoria e História Literária (IEL/Unicamp) (2004). 
Publiée
2016-03-24
Comment citer
Bertoletti, E. N. M., & Silva, M. C. da. (2016). Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(1[40]), 373 - 403. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40777