Assistência à infância escolarizada: a caixa escolar em cena
Resumo
O presente artigo tem como tema central a constituição da caixa escolar nas escolas públicas primárias de Santa Catarina na primeira metade do século XX. Tal iniciativa, fomentada pelo poder público, visava à assistência aos estudantes pobres por meio de doação de materiais escolares, de uniforme, merenda, transporte e cuidados médicos e dentários. A reflexão aqui apresentada apoia-se em documentos produzidos pelo Estado, tais como leis, decretos, regulamentos e circulares, além de outros, produzidos pelas escolas, sobretudo relatórios contendo a descrição das atividades inerentes à caixa escolar. Considera-se que a análise contribui para a compreensão de políticas que serão implementadas ao longo dos anos, dentro e fora do contexto escolar.Downloads
Copyright (c) 2018 Sélia Ana Zonin, Vera Lucia Gaspar da Silva, Marilia Gabriela Petry

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.